domingo, 2 de abril de 2023

Acabo de ler "Classroom of the Elite - Vol 4 - Syougo Kynugasa" (lido em espanhol)

 



Ao contrário de minha hipótese expressa na análise do volume anterior, esse volume não chega até onde o anime adaptou. Porém creio que o próximo volume chegue na parte até onde está o anime. Minha recomendação ainda é (quase) a mesma: comece pelo volume 0, leia (se quiser) os volumes iniciais ou simplesmente procure onde anime parou. Todavia é mais recomendável ler todos os volumes: o caráter psicológico e narrativo de Ayanokoji não é demonstrado com rigor no anime.


É interessante que neste volume vemos uma batalha mais intelectual do que no volume antecessor. Isto é, a prova que eles fazem é correlacionada ao "pensamento". Em dois sentidos: na capacidade de prever psicologicamente a ações dos adversários e tomar ações com base em uma estratégia de guerra mental.


Os fatos mais marcantes desse volume foram: (I) Ryuen, líder da classe C, demonstrando ser não só um brutamontes, mas igualmente um estrategista brilhante e maquiavélico; (II) uma exploração mais metódica da frieza de Ayanokoji; (III) o bullying e a dinâmica psíquica de Kei Karuizawa, além da máscara social dela e seu aspecto "parasitário"; (IV) a revelação do passado de Hirata. O autor prova, volume após volume, uma capacidade de dar substancialidade aos seus personagens.


O próximo volume provavelmente demonstrará o conflito da Horikita com a Kushida. Fora a luta de Ayanokoji com Ryuen. Por fim chegando até onde o anime adaptou. E provavelmente o volume seguinte entrará onde o anime ainda não chegou.

Acabo de ler "Psicologia Aplicada de Jung - Capítulo 5: o uso das mandalas para cura"

 



A psicologia de Jung é de fundamental importância para muitas áreas do conhecimento. Graças a ele, houve um renascimento intelectual dos estudos religiosos, artísticos, mitológicos. Um homem com tamanha capacidade de abarcar os mais diversos fenômenos não pode ser ignorado. E, se o for, aquele que o ignora corre o risco de perder em muito a capacidade de compreender o mundo.


Uma das aplicações bastante curiosas é o das mandalas. A palavra "mandala" quer dizer "círculo". Basicamente padrões abstratos que, em primeiro momento, não possuem significado algum aparente. Porém Jung via as mandalas como expressões da vontade inconsciente e uma ótima via para o autoconhecimento.


As mandalas representam a camada mais profunda da mente. Não uma profundidade de nível consciente que poderá ser percebida rapidamente, mas uma profundidade de nível inconsciente. Desenhar uma mandala, pintá-la e interpretá-la seria crucial no processo de individuação. Esse seria um exercício constante e necessário para o desenvolvimento maturacional.


A compreensão daquilo que se expressa e como se expressa, descobrindo os detalhes de si para si, é uma das chaves da psicologia junguiana. Porém há muita estranheza que precisa ser explicada para que o estudante se apodere de suas práticas, visto que em primeiro momento podem soar como métodos alienígenas e de distante inteligibilidade.

quinta-feira, 30 de março de 2023

Acabo de ler "O Cortiço" de Aluísio Azevedo

 



Certos livros nos aparecem como pedradas na cabeça. São difíceis de digerir. Não por sua complexidade inerente, não por sua lógica interna grandiloquente, todavia pela forma que demonstra a realidade ou algum aspecto não queremos ver. Existe diferença entre um livro dificilmente inteligível e um livro psicologicamente difícil de engolir. Quando ocorre o segundo, cada pedaço de leitura é um bocado de tortura.


Somos apresentados, tempo a tempo, a um bocado de personagens - e são inúmeros - controlados pelas paixões mais avassaladoras e bestiais. Como se os grandes ideias humanos tivessem sido obscurecidos a ponto de se apagarem ou serem esquecidos pela mente humana. No começo, achamos alguma estranheza. Porém descobrimos, íntima e socialmente, que grande parte do que há dentro de nós e o que há na sociedade assim o é.


Ver-se mais diminuto do que se pensava é fatigante. Uma sessão de terapia ditada pela metodologia da ofensa. Em que o terapeuta, esquecendo-se das boas maneiras, esfrega na sua cara as razões de seus conflitos mentais, sem se preocupar minimamente em quanto isso impactará a sua vida e quanto isso trará dramaticidade ao seu gasto energético dentro de seu aparelho mental.


Depois de tantos arroubos e descrições com licenças poéticas, não seria certamente óbvio dizer que recomendo que o livro seja lido, não? E, caso você tenha achado que não, recomendo muitíssimo a leitura do livro. Fará um enorme e dolorido exercício de consciência, só que os músculos morais desenvolvidos em decorrência disso serão invejáveis.

terça-feira, 28 de março de 2023

Acabo de ler "El Futuro Bibliotecario" de Roberto Casazza (lido em espanhol)

 



A ideia de que o bibliotecário seja apenas um conservador dos livros que a sua biblioteca contém e um aquisitor dos livros que a sua biblioteca terá reduz, em muito, a própria magnificência do dever vocacional do bibliotecário. Um dever que transcende a mera conservação, catalogação, disposição e aquisição de livros.


A formação do bibliotecário trazer em seu seio uma postura dialética e simbiótica em que esteja, em paralelo e em harmonia, a capacidade técnica consubstanciada por uma ampla formação humanística e erudita. O bibliotecário tem o dever ser, ao mesmo tempo, uma pessoa fortemente embasada pela técnica e pela capacidade de diferenciar "compreensão" de mero "acúmulo informacional". Isto é, cabe ao bibliotecário a capacidade de selecionar as obras pelo seu rigor qualitativo além do aspecto meramente quantitativo.


As bibliotecas sempre foram portadoras duma missão e dum legado: (I) de transmitir, democratizar e ampliar, o acesso aos bens culturais civilizacionais; (II) serem pontos de encontro dialógicos e epicentros de saber cultivado. Muito de nosso desenvolvimento civilizacional se deve as contínuas lutas de bibliotecários em transmitir e disponibilizar as melhores obras a disposição dos intelectuais, ao povo e, também, aos futuros intelectuais que surgem com o contato com a cultura literária.


Tal posição de elevada importância não perderá seu papel protagônico mesmo com a digitalização, cada vez mais acentuada, do acesso aos bens culturais. Mudanças serão feitas, porém o bibliotecário é um educador que, com maestria elevadíssima, conduz o fio da boa comunicação ao receptor que por ela será elevado ao universo cultural. Esse importante papel requer uma formação não só técnica, requer uma formação radicalmente humanista. Essa é a postura que o autor desse livro explana eficazmente bem.

segunda-feira, 27 de março de 2023

Acabo de ler "Primer Tiempo" de Mauricio Macri (lido em espanhol)

 



A Argentina é um país pouco previsível institucionalmente, atributo que lhe outorga pouca credibilidade mundial. Para piorar, a maioria dos governos se perdeu numa retórica chauvinista e, infelizmente, numa condução política isolacionista que, pouco a pouco, minou suas capacidades de realização enquanto nação. Esse tipo encadeamento atitudinal não é só frequente na história da Argentina, mas de grande parte dos países latino-americanos.


A tarefa de modernizar esse país coube a Macri, porém se notou muito a incapacidade de promover reformas estruturais graças ao legado burocrático peronista que de tudo fez para levar ao estancamento de ações gestionárias mais modernas e condizentes com o século XXI. Por todos os lados, setores gigantescos da sociedade estavam habituados com um modelo de economia politizada, onde pesa mais a camaradagem política do que uma gestão eficiente e ligada as necessidades mais prementes.


A economia politizada criava uma série de empecilhos a concorrência e tornava os empresários pouco atentos ao desenvolvimento exteriores e ao aumento da produtividade. Com empresas pouco competitivas, exigiam mais e mais proteção estatal em vez de melhorarem suas práticas. Esse tipo de comportamento paralítico também foi encontrado em todos os tipos de setores.


Mauricio Macri queria ir contra isso e tornar a gestão estatal, e sua relação com a sociedade, mais dinâmica, moderna e eficiente. Aqui não farei apontamentos de sua família com o Estado, visto que sei pouco sobre ela e, igualmente, as alegações de Macri são pouco credíveis pois vêm dum homem que teria como intuito óbvio de proteger a família.


O Estado como principal suporte ao desenvolvimento, não é um mal em si se esse processo não incorre numa retroalimentação simbiótica de debilidades Estado-sociedade. A necessidade de contrapartidas e priorização de eficiência, cumprimento de metas e "abordagem tecnocrata" pesam em muito nesse contexto.


O entendimento que o Macri passa após toda a sua experiência como chefe de Estado contribuem em muito para se compreender a Argentina enquanto nação e a leitura do livro não é recusável.

domingo, 26 de março de 2023

Acabo de ler "Classroom of the Elite - Vol 3 - Syougo Kynugasa" (lido em espanhol)

 



Contando com o volume 0, essa é a quarta parte de Classroom of the Elite. Esse volume aborda o arco da ilha, já adaptado pelo anime. Até o presente momento, todos as "novelas leves" que li, com a exceção do "volume 0", já foram adaptadas no anime. Creio que o próximo volume deve chegar no ponto em que se encontra o anime atualmente, porém não posso confirmar essa informação com 100% de certeza.


Esse volume demonstra mais da sagacidade e frieza do protagonista Ayanokoji e já dá um gostinho acerca de seu estranho passado. A professora da classe D, desejosa de tomar no lugar da classe A, começa a pressionar o Ayanokoji cada vez mais para que ele a ajude nesse processo. E para conseguir o que quer, ameaça-o com informações sobre seu passado. Quem leu o volume 0, sabe do que se trata.


A história central desse volume é: as quatro turmas (A, B, C e D) estavam de férias e acreditavam que iriam se divertir numa ilha, porém tudo não passava de mais um engodo da escola que queria uma guerra de sobrevivência entre as classes. A missão dada pela escola é: sobreviver numa ilha gastando o mínimo de pontos e descobrir por meio de artimanhas os líderes de cada sala.


Para não gastar os pontos, eles tiveram que achar meios de usar os recursos da ilha de forma inteligente. A busca por descobrir o líder de cada sala levou a uma série de movimentações entre classes que tornarão esse arco único. Fora que a classe está aprendendo a ter uma harmonia interna e Horikita aprende e sente cada vez mais a necessidade de aliados.


Os personagens estão sendo explorados de forma inteligente e estão tendo um excelente desenvolvimento. Muitas dúvidas vão surgindo e as razões deles estarem na classe D se revelam pouco a pouco. Recomendo a leitura da "novela leve" ou que assistam o anime.

sexta-feira, 24 de março de 2023

Acabo de ler "A Igreja no Brasil-colônia" de Eduardo Hoornaert

 



O livro, escrito por um sacerdote católico, traz uma abordagem bastante crítica da história da Igreja no Brasil colonial. Sendo bastante contundente, traz uma diferenciação entre o tratamento dados aos povos indígenas e aos povos africanos. Além de estabelecer diferenças entre as diferentes ordens e como atuavam dentro do território do Brasil colonial.


A missão da Igreja no Brasil se confundiu com os objetivos colonizadores portugueses muitas vezes, levando até mesmo a perda de seus critérios messiânicos e evangélicos em prol do empreendimento português. Um exemplo claro disso é a forma com que parte da sociedade requeria o trabalho escravo indígena e como se posicionaram as diferentes ordens católicas frente a esse posicionamento. Os jesuítas tenderam a desfavorecer essa iniciativa, já outras ordens se posicionaram com favorecimento dessa causa.


Por outro lado, houve uma diferença de tratamento bastante clara entre o indígena e o africano. O africano tendeu a ser abandonado a sua própria sorte e o indígena gozou do privilégio de algum respaldo das instituições religiosas. Houve também uma utilização maléfica da fé para fins de submissão, como um grande veículo cultural que implantava mensagens alienantes em prol da subserviência dos outros povos não-europeus. Diferenças de tonalidade de pele também foram usadas como critérios hierárquicos nas instituições eclesiásticas.


O mais interessante é que o autor da mensagem, bastante crítica para com a história da Igreja no Brasil, é um sacerdote e como ele se propõe a uma leitura imparcial e autêntica. Provando a capacidade modernizadora da própria Igreja Católica como instituição e como doutrina cristã.