terça-feira, 30 de maio de 2023

Acabo de ler "Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! - Vol 7 - Natsume Akatsuki" (lido em espanhol)

 



Como na análise do volume anterior, este aqui também não foi adaptado pelo anime. Tentarei suavizar as informações para não comprometer as reações psicológicas daqueles que aguardam ansiosamente pelo retorno do anime.


Neste capítulo, há também um foco em Darkness. Isto é uma escolha surpreendente, visto que já tivemos um volume focado em Darkness e o autor poderia ter priorizado outro personagem para desenvolver a trama. Não que a escolha resulte num produto ruim, muito pelo contrário.


Konosuba trabalha com uma jornada do herói às avessas. Não é o herói que vai para uma terra desconhecida enfrentar o perigo, tendo que perder algo de si para amadurecer e superar a problemática que está imerso. Pelo contrário, é o problema (desconhecido/caos) que busca o herói, como uma espécie de força antagônica que se move em contradição aos seus anseios de vida pacífica. Essa inversão que traz o ensejo cômico da obra e é um mecanismo excelente.


Neste volume, Kazuma também está tentando levar vantagem e viver uma vida fácil - tal como em qualquer outro volume. Mas, novamente, a sua sorte é aniquilada e ele tem que enfrentar diversos problemas, perdendo muito do que acumulou até o presente momento. A trama também traz um lado mais complexo do psiquismo da Darkness, demonstrando um lado virtuoso e heróico nesta garota que parece um oceano de perversão. Isto também complexifica a personagem, dando maior substancialidade e menos caricatura, humanizando-a. Kazuma, para ajudá-la, também demonstra-se capaz de abandonar seu conforto, provando-se um herói e amadurecendo enquanto pessoa.


Este volume é muito interessante. A forma com que os personagens progridem não pode ser ignorada, sobretudo numa obra que é, essencialmente, um humor heróico. Podemos ver que o autor está realmente dando substancialidade a cada volume, demonstrando uma psicologia complexa e um universo colorido.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...