segunda-feira, 8 de maio de 2023

Acabo de ler "Kono Subarashii Sekai ni Shukufuku wo! - Vol 4 - Natsume Akatsuki" (lido em espanhol)

 



Antes de Kazuma entrar no novo mundo, a vida dele era ligada a uma inércia NEET, hikikomori ou nem-nem (termos que se referem a uma pessoa que não trabalha, não estuda e nem faz estágio). Isto é, uma paralisação geral. Depois do acidente que levou a um novo mundo, ele teve que começar a se mexer.


Diferentemente do que acontece nos isekais mais modernos onde há uma inversão do mito do herói, neste há um autêntico mito do herói sendo desenvolvido pela trama. O mito do herói é: o herói adentra num um território desconhecido em que tem que trabalhar para se virar no caos que adentrou. Os isekais "genéricos" de personagens com poderes absolutos ocorre precisamente o oposto disto: o personagem central sai do caos de sua vida para entrar num mundo paradisíaco em que tudo é confortável.


É interessante observar que Kazuma, mesmo sendo um mau-caráter pouco esforçado e certamente bastante duvidoso em aumento de poder via autodesenvolvimento, é um autêntico herói enquanto muitos desses isekais que são lançado a rodo são tramas para eternos adolescentes mentais buscando o retorno uterinal. Kazuma, ao contrário dos heróis nutellas para uma geração inteira de fracassados, é um personagem infinitamente melhor que qualquer personagem de "isekai over power".


Podemos dizer que o drama de Kazuma é o drama da realidade objetiva, mesmo num universo ficcional. O mundo em que está o nosso mau-caráter favorito é o mundo em que o tempo todo lhe gera importunação enquanto ele, nosso destemido e débil herói, tenta dar alguma ordem por meio de seu esforço de ordenabilidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...