terça-feira, 3 de agosto de 2021

Mais um metroidvania zerado!

 



    Nos últimos tempos estive jogando Shantae and the Pirate's Curse. Joguei em meu 2DS, que é meu pequenino xodó. E realmente comprar o 2DS valeu muito a pena. Para quem acompanha as postagens do blog, deve saber que sou um jovem bastante solitário e ter um prazer jogando videogame é uma das coisas que posso experienciar em minha rotina de pouco calor humano. Não que eu ligue tanto assim para a vida social, como autista prefiro até mesmo passar um tempo só. E passar o tempo só lendo e escrevendo ou jogando videogame é algo que eu sei fazer bem ou algo que creio fazer bem por fazer o tempo todo. 


    A experiência que tive com o jogo foi muito interessante, quebrou a minha forte rotina movida de castlevanias - não jogar Castlevania não é ruim, mas jogar o tempo todo enche o saco. Para sair um pouco da rotina que me prendeu por um bom tempo, fiz a escolha de jogar Shantae e amei a minha escolha. Creio que Shantae seja um jogo bastante carismático, bastante legal e de desenvolvimento intrigante. Não pude, é claro, experienciar todo o roteiro do jogo: meu espanhol é bastante rudimentar. Logo irei pular o comentário acerca do roteiro do jogo. Se você busca um bom jogo para jogar em seu 3/2DS, esse aqui com certeza vale muito a pena adquirir. 

    O que mais gostei do jogo foi o seu mundo, a sua arte e seus personagens. O mundo de Shantae é um mundo fantástico. Rico, cheio de detalhes e capaz de histórias impressionantes. Não joguei nenhum outro jogo da franquia. Só que pretendo jogar. Quando descobrimos uma boa franquia é como uma porta se abrisse, aí descobrimos não só uma boa franquia: descobrimos um mundo o qual queremos desbravar. E, de fato, quando jogamos o jogo queremos testemunhar mais do lindo mundo que vemos.

    Só que o jogo não é perfeito. Houveram, sim, coisas que achei negativas. Não gostar muito da forma sexualizada e apelativa em que as mulheres foram retratadas. Achei bastante forçada a forma em que elas são sexualizadas e isso pesou negativamente no jogo. Outra coisa que me deixou triste, foi a ausência de mais poderes e maior tempo de gameplay. E apesar de Shantae ser um metroidvania, o aumento de poderes não aumenta em muito o número de cenários desbloqueados. Na maior parte do tempo, utilizamos os novos poderes só para ir em alguns lugares que não podíamos ir antes e que não acrescentam em muita coisa. Essa ausência de cenários desbloqueados com mais itens para serem pegos, com mais poderes e com outras coisas me deixou triste. Além do pouco número de movimentos. Quando eu terminei, eu queria jogar mais. E olha que, segundo registrado, joguei o jogo por doze horas. Doze horas que me foram insatisfatórias, não no sentido ruim e sim no sentido de que eu queria jogar muito mais. Apesar dos detalhes anteriormente descritos, eu queria sinceramente jogar mais.

    Sou um fã de metroidvanias, quem leu meu texto anterior sabe bem disso. Devo dizer que Shantae é um excelente jogo e se encaixa muito bem no gênero. Não diria que é um "jogo obrigatório", pois isso não existe. Todavia diria que é um jogo altamente recomendado para quem gosta do gênero. Eu mesmo, depois dele, decidi que jogarei mais jogos dele. Meu único problema agora é que tenho um "vazio de gameplay" e preciso decidir qual será o próximo jogo que jogarei. Como sou alguém com gostos peculiares e hiperfocados graças ao meu autismo, talvez eu demore para escolher e gostar de outro jogo. Só que isso é um problema meu. Vejo-vos no próximo texto!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...