sexta-feira, 31 de dezembro de 2021

Acabo de ler "Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban" de J. K. Rowling

 



    Se há algo de espacial para se comentar sobre esse livro é a evolução da narração literária da escritora. É incrível como o mundo criado por ela ganhou mais ricos detalhes e a história amadureceu muito mais do que no segundo livro, embora eu ainda creia que as pessoas dão menos crédito ao segundo livro do que ele de fato merece. Mesmo assim, digo-lhes: esse terceiro livro é fantástico e é, até o presente momento, um dos livros de Harry Potter que mais gostei de ler.


    O livro tomou um ar mais sombrio e a presença dos malignos dementadores deixou o mundo mágico com toques de malignidade bem adulta. A ideia de morte e sofrimento é mais bem trabalhada nesse livro e tom cômico infantil vai, gradualmente, adentrando num humor um tanto sarcástico. Creio que o humor pitoresco, trocado pelo sarcástico, foi pouco a pouco sendo trocado para o amadurecimento narrativo e o próprio crescimento de Harry Potter enquanto personagem.  Finalmente podemos ver consequências mais severas, sem aquele ar de que tudo pode terminar em feijoada e pouco importando o rumo tomado - coisa que me enjoa nos filmes da Marvel.


    A sensação que me domina é essa: hoje compreendo muito mais o bom gosto que as pessoas tinham ao ler Harry Potter. Dir-lhes-ei mais: os livros são bem mais legais que os filmes, embora o Harry Potter 1 e 2 do PlayStation 1 ainda sejam, em meu coração, adaptações magnânimas do universo do bruxinho. Sem dúvida logo engatarei na leitura do próximo livro. E, sim, estou maravilhado e contente com essa experiência fantástica!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...