sábado, 24 de dezembro de 2022

Acabo de ler "Psicologia Aplicada de Freud: capítulo 5 - a contribuição da psicanálise para educação"

 



A questão da psicanálise na educação permeia os mais diversos campos. Entre eles, está propriamente a problemática da relação autoritária e repressiva que a escola pode tomar e, mais adiante, uma série de traumas decorrentes que inviabilizam o crescimento intelectual do educando.


Por outro lado, a educação escolar é aquela que aproxima o ser humano de uma capacidade de sair do imediatismo para galgar em planejamentos mais amadurecidos. O prazer, direto e rápido, toma forma de longo prazo e a rigorosidade toma forma para que a pessoa se atenha à realidade. Se bem encaixado, o processo educacional potencializa o ser para uma vida mais adulta e harmônica.


Por outro lado, a principal contribuição da psicanálise está no autoconhecimento que dá ao educador e o dispõe para revisão de sua própria prática pedagógica, colocando-o numa condição mais humanitária para com o educando e num processo de auto-maturação. Este será importante para o próprio professor e propício ao desenvolvimento da pessoa que se educa.


Verdadeiramente a psicanálise é pródiga em exemplos e capaz de atuar em múltiplas áreas. Ela é como se fosse uma chave de desenvolvimento global. E, acima de tudo, bela e apaixonante.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...