terça-feira, 3 de outubro de 2023

Acabo de ler "A Mentira" de Nelson Rodrigues

 



Ler Nelson Rodrigues é um hábito que tenho desde o ensino médio. Leio-o há dez anos e é um de meus autores prediletos. Poucos autores me fascinam tanto assim. Lê-lo é uma mescla de nostalgia e espanto.


Como de costume, e não no mau sentido, Nelson trabalhará com vários planos de consciência que se intercalam dando complexidade narrativa e psicológica nesta obra. Pouco a pouco, vemos as mazelas morais dos personagens sendo esmiuçadas. O que garante a habitual substancialidade que os personagens de Nelson carregam.


A trama diverte a cada passo. Você realmente fica atento e, até mesmo, ansioso para descobrir o que se sucederá e qual é a verdade por trás da mentira. O livro garantirá vários desdobramentos que prenderão o leitor por um bocado de tempo durante a leitura e, quiçá, por toda a vida.


O livro trabalha com a ideia de pecado e a ideia de mentira. Aqui a mentira é sempre presente e todo ato gerará uma consequência que se diversificará em várias ações paralelas, porém sincrônicas, dos personagens envolvidos. Desvendar essa teia de aranha através da leitura atenta é o dever do leitor. E ele terá uma grata e espantosa surpresa no final.


Fazia tempo que um livro não me divertia tanto e valeu muito a pena alugá-lo na biblioteca municipal. Recomendo-o fortemente para quem almeja um bom suspense com altas doses de boa psicologia, algo que Nelson Rodrigues tem de melhor.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...