terça-feira, 31 de outubro de 2023

Acabo de ler "A Serpente" de Nelson Rodrigues

 



As peças que começo a analisar a partir de agora são do segundo volume das Tragédias Cariocas. Isto é, aquelas que Nelson Rodrigues fez no final de sua vida. Como esta é a segunda parte, ela traz as últimas obras escritas pelo genial mestre.


A escrita de Nelson Rodrigues é simples de se compreender, todavia carrega algo além duma objetividade e simplicidade que se façam inteligíveis ao homem médio: carregam uma beleza poética assustadora. Isto é, é uma linguagem que tem uma duplicidade sintética: é de fácil assimilação e, todavia, tem em si uma substancialidade que transcende em muito o universo de banalidades do "homem massa".


Outro paradoxo rodrigueano é: suas obras poderiam se passar com qualquer um. Não é necessário ser uma pessoa de tipo excepcional na maioria delas. Porém é aí que se encontra, mais uma vez, uma maestria notável: Nelson traduz a psiquê humana com um grau de técnica que deixaria até Freud espantado.


Nesta peça temos unicamente um capítulo. O princípio imperante é o caos e este conduz todos os personagens até levá-los ao abismo. O esgotamento contínuo da sanidade até o desmoronamento cruel. Essa particularidade, a da destruição sistemática, faz dessa obra um caso singular na obra de Nelson. Visto que, em obras anteriores, a tragédia era mais focada em alguns personagens da trama e não em todos.


Caso o leitor venha a se interessar pela obra teatral de Nelson Rodrigues, recomendo que comece a leitura pelas peças psicológicas, depois indo para as peças míticas e só depois para as tragédias cariocas.

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