terça-feira, 31 de maio de 2022

Acabo de ler "Scott Pilgrim Contra o Mundo" de Bryan Lee O'Malley

 



Esse é o primeiro livro da aventura de Scott. Pelo o que me passaram, o livro todo é uma jornada em que Scott vai amadurecendo enquanto pessoa. Nós, leitores, vemos esse amadurecimento acontecendo.

Pensar nesse livro não é tão simples. Existem referências que aparecem o tempo todo e o humor se localiza no universo jovem-adulto e o rumo que a vida toma a partir daí. Scott é, aparentemente, inconsciente da própria idade e um protagonista bem cabeça oca (estilo Naruto? Acho que sim).

No começo, Scott começa a namorar uma garota colegial que parará de namorar mais tarde em virtude de conhecer Ramona Flower. Garota essa que ditará os rumos da moda contemporânea de minha geração. Antes não era "cool" (legal) ser nerd. Depois da HQ de Scott, o mundo geek e sua moda tornou-se inevitável e padrão. O que nos leva perceber que aquilo que era um ultraje pode muito bem virar moda, tal como o cristianismo virou uma religião perseguida ao nascer, virou religião do império e hoje vivemos na época pós-cristã (ou o parto/geração dessa época).

Excetuando as piadinhas nerds e referências ao universo gamer. A HQ trabalha mesmo com o ritmo da vida adulta e o que ela representa. Todas as vivências levam a um gosto de: eu queria ser mais maduro para ter experiências melhores. As piadas são típicas de nossa época e, por isso, o "livro" envelheceu muito bem - talvez por ter moldado a nossa cultura.

Se você ignorar a música do "Negative XP" (procure-a no Google) e todo fuzuê que virou essa coisa de "cultura geek", você poderá apreciar uma obra que, caso não considere muito profunda, ainda será um excelente passa-tempo. Eu mesmo sou um "problematizador" de toda essa cultura geek e como ela vulgarizou a cultura nerd. Embora eu esteja curtindo a leitura e queira ler a continuação assim que eu tiver tempo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...