segunda-feira, 19 de setembro de 2022

Acabo de ler "Introdução à Nova Ordem Mundial" de Alexandre Costa

 



Antes de tudo, digo que o livro não é lá um primor. Muito do que é dito é de natureza hipotética, construção imagética ou, pura e simplesmente, conspiracionismo. Mas, tudo bem, eu li esse livro já esperando isso mesmo e tenho certeza que será útil para o que estou construindo - e, não, eu não vou dizer o que estou construindo.


O livro conta referências várias a organizações, dotando-as dum espírito inescrupuloso e com a capacidade de resultar num mal perfeito. Como se alguém ou um conjunto de pessoas pudesse ter, dentro de si, uma capacidade extremamente conspiratória e absolutamente ruim em si mesma. Embora haja o fato de que muitos fatos são citados no livro, todavia o preenchimento ficcional e a inserção de psiquismo não favorecem o valor informativo do livro.


Escrevendo tantas atribuições que são negativos, o leitor há de imaginar que odiei o livro em absoluto e que não recomendo a sua leitura. Muito pelo contrário, adorei a leitura desse livro. Se bem que o li apenas por uma espécie de eruditismo e ecletismo. Se você for capaz de manter uma capacidade crítica e um diastancimento sensitivo daquilo que é escrito, tomando tudo como um estruturação conspiratória banal, recomendo que dê uma olhada no livro e curta uma boa dose dum roteiro cercado de vilania - só que o encare como um amontoado de conspiração. 


No final da leitura, não sei que sensação posso exprimir. De um lado, estou contente de ter apreendido uma série de teorias conspiratórias que ajudarão minhas construções imaginárias posteriores e ter ampliado meu leque argumentativo. Por outro lado, vejo que será um tanto difícil aplicar essa leitura em muitas esferas de minha vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...