quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

Acabo de ler "Clarice e as Mulheres" de Várias Autoras




Esse livro me despertou sentimentos mistos. Existem escritos que se sobressaem e outros que parecem ter sido colocados tão somente panfletagem política, o que, diga-se de passagem, não foi de meu agrado. Embora existam, evidentemente, escritos muito bons.


Esse livro foi distribuído, salvo engano, gratuitamente pela prefeitura de São Paulo. A sua estética é deveras agradável e demonstram um esmero para com a beleza do livro. Movimentação essa que é bem rara a política usual do Brasil para com a própria cultura.


O livro conta com várias autoras, cada qual encontrada num campo diferente e com obras distintas, embora tenham um posicionamento político bastante semelhante - ao menos, foi essa a impressão que me causou.


A descrição e a beleza literária sofre de altos e baixos que intermitentemente se intercalam. Por vezes indo ao mero argumentacionismo - artifício de amante de retórica - que, infelizmente, destrói a pretensa qualidade literária que se almejava. Por outras, vê-se uma beleza estilística e originalidade sobressalente que encantam em muito o leitor.


Para um livro distribuído gratuitamente com o objetivo de ampliação do horizonte cultural paulistano, creio que seja uma excelente obra. Como um livro, em si, varia demasiadamente em qualidade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...