domingo, 25 de junho de 2023

Acabo de ler "La Koinonia Eclesial" de Gustavo Gutiérrez (lido em espanhol)

 



Antes de começar a análise: não se assuste, a capa não está errada. Estava buscando alguma leitura mais diferenciada e resolvi buscar teólogos latino-americanos para ler, acabei por encontrar um importante teólogo da libertação.


A teologia de Gustavo é focada no sentido comunitário, isto é, numa forma de viver mais pautada pela sustentação recíproca. É nesta sustentação de reciprocidade e alteridade que se demonstra a teologia de Gustavo, e aí que está seu vigor.


A vivência do evangelho é a vivência da comunidade cristã. Uma comunidade que busca uma irmandade e a superação das desigualdades e injustiças que a dividem. Logo é cristão desejar a superação das problemáticas sociais e a comunidade cristão não poderia se furtar a este objetivo sem deixar de lado a sua natureza e missão evangélica.


Na sociedade latino americana, marcada pelas gritantes desigualdades que a atormentam, a missão cristã tem um caráter extremamente profético e denunciatório. Ela anuncia à mensagem evangélica, marcada pela comunhão, e denuncia vigorosamente as mazelas sociais.


Para quem quer começar a estudar a teologia da libertação, certamente é uma leitura bastante recomendável.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...