Atualmente estou realizando um curso técnico em logística e pretendo fazer comentários breves do conteúdo estudado em curso. Essas notas têm um objetivo: uma forma de fixação do conteúdo estudado e uma forma de apresentação do conteúdo do curso para quem se interessar por ele.
Você já se perguntou o que faz um gerente? O gerente está numa dualidade: ele não é um funcionário comum e tampouco é o chefe. Sua responsabilidade é muito maior do que de um funcionário comum, ele possui um caráter orientador para os demais funcionários de seu setor e, mesmo assim, há o fato de que está dividido entre dois mundos.
Uma empresa poderia ser dividida em três esferas hierárquicas:
1. Estratégica;
2. Tática;
3. Executiva.
A cabeça é a parte estratégica e dela surge aquilo que a empresa se dedicará a executar. Ali se encontram os donos do estabelecimento. Já na parte tática estão aqueles que são os líderes dos setores, estes são os gerentes e eles servem para traduzir os objetivos dos estrategistas aos "executadores". No final, existem aqueles que estão executando as funções.
O gerente é aquele que possui, ou deveria possuir, uma habilidade técnica acima da média e, por tal feito, foi colocado no posto de líder. O que lhe caracteriza é a visão global do seu setor, o processo dialógico com os donos, a capacidade técnica elevada e sua capacidade de liderança.
Em linhas gerais, o gerente era alguém que era um excelente executor dos objetivos de seu setor, mas que apresentou outros domínios que lhe colocaram em seu posto:
1. Liderança;
2. Comunicação;
3. Capacidade técnica;
4. Visão global.
O bom gerente é uma mistura de experiência empírica e capacidade epistemológica, mas evidentemente existem outras condições e até estilos comportamentais e organizacionais que caracterizam essa função.
Nenhum comentário:
Postar um comentário