terça-feira, 11 de abril de 2023

Acabo de ler "Psicologia Aplicada de Jung - Capítulo 7: a utilização da classificação de Myers Briggs (MBTI)"

 



MBTI é um tema bastante procurado e difundido na internet. Eu, por exemplo, sou INTP (Introvertido, Intuitivo, Pensador e Perceptivo). O que significa que a minha personalidade é pautada na lógica, pela sede de conhecimento e criatividade. E que também tenho uma forte tendência a procrastinação.


A classificação é essa:

(E) - Extrovertido;

(I) - Introvertido;

(S) - Sensorial;

(N) - Intuitivo;

(T) - Racionalista;

(F) - Sentimentais;

(J) - Julgadores;

(P) - Perceptivos.


(Faça já seu teste e descubra seu "signo psicológico" e adentre pro clubinho).


Essa classificação é baseada nas teorias psicológicas de Jung e vem servido como esquema classificatório para muitas pessoas, gerando até variados grupos de interação nos mais diversos países e com as mais diversas línguas. Podem ser encontrados nas mais variadas redes sociais.


Existem muitas pessoas que veem esse sistema classificatório como problemático em decorrência de sua mutabilidade, podendo variar entre os tipos psicológicos apresentados. Não caindo aqui nas polêmicas, que é algo divertido, isto é inegável. Embora a piada com "astrologia para nerds" também o seja.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Acabo de ler "Em Defesa de Stalin" de Vários Autores (Parte 15)

  Voltamos a análise do Instituto Marx Engels Lenin sobre a vida de Stalin (páginas 229 à 232). Com a derrota da primeira revolução russa, a...